Receba pagamentos com cartão, diretos no seu celular ou tablet

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Você entende quais são os descontos que tem em seu contracheque?





Caro leitor, com este post temos o intuito de fazê-los entender o seu contracheque, iremos explicar todos os descontos  existentes, com isso quando receber seu salário, tenha capacidade de entender e analisar se está tudo de acordo com a lei.

Clique aqui e veja a matéria atualizada com as principais dúvidas dos leitores.

                No contracheque, em tese temos quatro descontos:


1)Desconto do Vale Transporte:
O desconto permitido do vale transporte é de 6% do salário bruto, ou seja, se o seu salário é de R$ 1.000,00, pode ser descontado somente R$ 60,00 por mês. Outro dado importante de ressaltar, é que o funcionário pode optar por receber ou não receber o vale transporte, e se o mesmo preferir não receber, o valor correspondente ao desconto deve integrar o salário.
Outra informação de alta relevância, é que o valor descontado não pode ser maior do que o pago pela empresa.
Exemplo: Se um funcionário recebe R$ 10.000,00, e o custo do vale transporte dele é de R$ 150,00 ao mês, não pode ser descontado R$ 600,00(6%), só poderá ser descontado R$ 150,00.

2)Desconto do Vale Refeição:
O percentual de desconto do vale refeição é de 20% sobre o mesmo. Por exemplo, se o empregador paga R$ 100,00 por mês referente ao vale refeição, poderá ser descontado no contracheque o valor de R$ 20,00 (100.00 x 20%). O funcionário também poderá optar por ter vale refeição ou não ter, obviamente que optando por não ter, o desconto não é válido.

3)Desconto do INSS:
O desconto do INSS vai de acordo com o valor do seu salário, quanto maior, maior a alíquota que é descontada do valor bruto recebido, para esclarecer melhor este dado, segue a planilha abaixo que mostra qual a alíquota descontada em relação ao salário recebido.

Tabela de Contribuição dos Segurados Empregado, Empregado Doméstico e Trabalhador Avulso, para Pagamento de Remuneração a partir de 01 Janeiro de 2011.
Salário de Contribuição (R$)
Alíquota para fins de Recolhimento ao INSS (%)
até R$ 1.107,52
8,00 %
de R$ 1.107,53 a R$ 1.845,87
9,00 %
de R$ 1.845,88 até R$ 3.691,74
11,00%
PORTARIA INTERMINISTERIAL MPS/MF Nº 407, DE 14 DE JULHO DE 2011 - DOU DE 19/07/2011 - REPUBLICAÇÃO
Teto de Contribuição de INSS: R$ 406,09

4)Desconto do IR (Imposto de Renda):

O desconto do imposto de Renda é um pouco mais complicado comparado aos demais, para iniciar, somente há o desconto do imposto de Renda, se o valor do salário for maior de R$ 1.434,59.  
A maneira do imposto ser calculado é a seguinte:
 IRRF – Imposto de Renda Retido na Fonte:

(+) Rendimentos Tributáveis (Salário)............... 5.000,00
(- ) INSS retido (letra “a”)..................................... 334,29
(- ) Dependentes (2 x 137,99)............................ 275,98 (somente se houver dependentes)
(=) Base de Cálculo 1.......................................... 4.389,73
(x) Alíquota – 27,5%............................................. 1.207,18 (para ver a alíquota certa, olhar o quadro abaixo)

(- ) Parcela a Deduzir.......................................... 723,95 (para ver a parcela a deduzir do Imposto de renda, ver o quadro abaixo)
(=) Imposto de Renda a Reter............................ 483.23 (R$ 1.207,18 – R$ 723.95)



Salário Bruto
Alíquota IR
Dedução
Inferior a R$ 1.566,61
Isento
R$            -
Entre R$ 1.566.61 e R$ 2.347,85
7,50%
R$   117,49
Entre R$ 2.347,85 e R$3.130,51
15%
R$   293,58
Entre R$ 3.130,51 e R$ 3.911,63
22,50%
R$  528,37
Superior a R$ 3.911,63
27,50%
R$  723,95



Qualquer dúvida escreva para financassemdividas@gmail.com.

46 comentários:

  1. Obrigado. Foi muito útil e prático.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, tenho uma dúvida. Sou telefonista e trabalho 4 horas de 2ª a 6ª e recebo 616,13 de salário. Mas fiquei na dúvida com relação aos descontos, pois o valor do salário fui informada que é o valor da categoria.
    Pois bem vamos aos descontos:
    INSS= 49,29
    Vale Transporte= 36,97
    Contribuição sindical= 20,54
    Vale alimentação= 10,50 (105,00 por mês de vale)
    Tx de beneficio social= 4,00
    Mens. sinttel= 6,16
    Total de descontos= 127,46 - salário= 488,67

    Minha dúvida é com relação ao valor descontado de vale alimentação e se estão me descontando o vale transporte, eu teria que recebê-los não é mesmo? Ou eu estou errada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Se você é descontada terá que receber, tanto o vale refeição quanto o vale transporte.
      E você pode optar por não receber o vale transporte e não ter o desconto em sua folha.

      Excluir
  3. Babi, qualquer empresa só pode descontar os vales caso seja concedido os benefícios aos funcionários. Agora como você trabalha apenas 4 horas diárias não tem porque eles te darem vale alimentação ou vale refeição, pois esses dois benefícios não são obrigatórios por lei nem para quem trabalha dois expedientes, são obrigatórios de acordo com cada sindicado. Caso eles tenham refeitório e te oferaçam refeição lá, o desconto em folha irá variar de acordo com cada sindicato, normalmente não passa de R$ 1,00. Quando a empresa se dispõe a dar vale alimentação que é diferente de vale refeição, ela não pode te dar menos de R$ 10,00 por dia já com os descontos, estes que não podem ultrapassar 10% do valor dos vale, ou seja, normamente eles dão os vales no valor de R$ 11,00 e descontam 10% = R$ 1,00 sobrando R$ 10,00 na sua mão e obedecendo todos os critérios da lei. Espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  4. bom dia gostaria de saber se o vale alimentação e descontado em cima dele mesmo ou do salario pois o meu VA e de 18,00 e eles descontaram 67,20 pois o meu salario e de 1.091,00 pelo meu calculo eles descontaram encima do meu salario

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o vale alimentação é descontado em cima dele mesmo. O que é descontado sobre o salário é o vale transporte.

      Excluir
    2. Li que a Lei nº 8.860/94 autoriza o desconte 20% em cima do valor do salário do funcionário. Isto confere?

      Excluir
    3. O Vale alimentação é descontado sobre o valor dele mesmo, não sobre o valor do salário.

      Excluir
  5. boa tarde!!bom trabalho em uma clinica e recebo um salário mínimo e não e deram o meu vale transporte ,no caso, eu estou gastando do meu bolso pergunta. Eles tem o direito de me reembolsar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem que pedir o reembolso sim. Pois se é contratado, você tem direito ao vale transporte.

      Excluir
  6. Na verdade todos esses descontos são absurdos e abusivos porque as vezes as pessoas fazem hora extra para poder ganhar mais e desconta muito de inss é definitivamente ridiculo .... Fico abismada

    ResponderExcluir
  7. Boa Tarde.

    e por lei todas as emprezas descontar somente 6% do VT e 20% do VR e se a empresa passar destes valores.?

    a mesma coisas são as faltas SEgunda desconta Domingo/ SExta o sabado e Terça desconta qual dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O VR não tem como passar, pois os 20% são descontados do valor recebido do vale refeição. Já o vale transporte não pode ser descontado mais do valor pago de VT.
      Por exemplo, se você recebe 220,00 reais de VT e ganha 5.000,00 onde os 6% dariam 300,00. A empresa só pode descontar os 220,00 e não os 300,00.

      A segunda pergunta não consegui entender.

      Excluir
  8. Boa noite, entrei em uma empresa a pouco mais de dois meses, e estou com uma dúvida a respeito de um desconto. É o seguinte: trabalhei um domingo e recebi no mesmo dia o valor x, no dia em que recebi o contracheque foi descontado este mesmo valor com a descrição: adiantamento- extra, referente a este mesmo dia já nos vencimentos constava a hora extra de 100%. Minha dúvida é, eu recebi a hora extra de 100% ou o valor que me foi pago no dia, pois recebi e depois me cobraram de volta. Tá parecendo que foi emprestado. Obrigado

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, entrei em uma empresa a um ano e meio e desde então vem sendo descontado o adiantamento salarial ,180,00 ,mas eu nunca pedi adiantamento e esta vindo descontado no total de descontos.isso é correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você não recebeu este dinheiro, não pode vir como adiantamento.

      Excluir
  10. Bom dia, na empresa aonde estou trabalhando são colocados no cartão de passagem 96 reais mais nunca uso ele todo e no final do mes fica uns 20 reais, so que a empresa em vez de colocar os 96 reais junto dos 20 reais no cartao eles so fazem completar ate 96 reais e no contra cheque desconta o valor todo. isso esta correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, tem que ser colocado o valor total dos dias para que você vá e volte ao trabalho, se você pegou uma carona, ou foi de outro jeito trabalhar, você tem direito a esse bônus. E no final do mês terá que ser colocado o valor integral novamente, mesmo que tenha sobrado valores no seu cartão.

      Excluir
  11. Pode se pagar o salario c o VT embutido??? No meu caso ganho 772,00 já c o VT embutido.... Tipo 800,00c seus descontos e só... Eu achei q seria os 772 + o VT POR FORA E NAO EMBUTIDO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi feito um novo post respondendo todas as dúvidas, qualquer coisa sigo a disposição.

      http://financasemdividas.blogspot.com.br/2015/04/principais-duvidas-dos-descontos-do-seu.html

      Excluir
  12. boa tarde eu recebo meu VT em dinheiro e a empresa desconta 6% em folha.

    mais eu tive uma informação que quando o VT e pago em dinheiro a porcentagem descontada em folha é de 2.5% essa informação é correta ?

    ResponderExcluir
  13. Leia isso Jhonatas http://jus.com.br/artigos/21269/contribuicao-previdenciaria-sobre-vale-transporte-pago-em-pecunia-e-a-sumula-60-da-agu

    ResponderExcluir
  14. Olá. O desconto de 20% no vale-refeição é sobre o valor pago ou sobre o salário bruto do funcionário? Li em um artigo no UOL que é sobre o salário-contratual. Gostaria de ter essa dúvida esclarecida. Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os 20% descontados é sobre o valor pago de vr, e não sobre o valor da folha.

      Excluir
  15. Minha empresa descontou R$ 96,30 do meu V.A. sendo que fazendo a conta dos 20% encima do valor, ultrapassa completamente esse valor. Eles são obrigados a me devolver no contracheque. ou se eles se recusarem posso procurar meus direitos, por "abuso de valores"? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pode ser descontados 20% do valor do seu vale refeição. Se foi descontado mais, tens que falar com a empresa e mostrar o equivoco.

      Excluir
  16. Oi bom dia aonde eu trabalho quando pega atestado eles descontado o valor integral do pagamento ,mas fiquei sabendo que não pode pq não é uma remuneração salarial ,as porcentagem sim
    O VR e o VA não utilizado pode ser descontado da próxima recarga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite.
      O valor do salário não pode ser descontado se tiver atestado, somente o VT e VR conforme mencionaste.

      Excluir
  17. Bom dia,trabalho em uma empresa quê me fornece vale transporteas todos desta empresa tem veículo, teria outra forma de a empresa fazer ao invés do vale transporte?

    ResponderExcluir
  18. Bom dia,trabalho em uma empresa quê me fornece vale transporteas todos desta empresa tem veículo, teria outra forma de a empresa fazer ao invés do vale transporte?

    ResponderExcluir
  19. Boa noite eu recebo 3500 desconto vale transporte 220+inss 370 + ir 525 resumindo eu recebo 2400

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito das informações.
    Sobre o desconto do Vale Refeição, você sabe me dizer onde na lei que fala que deve ser assim? Pois onde eu trabalho atualmente, estão dizendo que os desconto deveria ser 20% em cima do salário e não em cima do valor do vale, sendo assim, "pegamos o boi" (modo de falar) de descontar só R$ 100,00.

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde prezados,
    preciso de uma ajuda Referente ao ticket refeição.
    Fechei a folha de fevereiro em 26/02 sendo que o ticket refeição descontei o de março que paguei no dia 01/03/2016. a Minha duvida é teria que pagar o ticket de fevereiro em março ou ticket de março dentro do mes. ou melhor o ticket é dentro do mes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, desculpe o atraso na resposta.
      O ticket tem que entrar na conta do funcionário antes da data que ele vá usufruir, ou seja, não pode entrar o ticket do dia 4 somente dia 5 para o funcionário.

      O critério se vai ser diário, mensal, semanal, que dia que vai entrar, aí você pode decidir.

      Só cuida que em muitas empresas de ticket, você paga o boleto e demora alguns dias para eles carregarem o cartão.

      Att;
      Finanças sem dividas

      Excluir
  22. Boa noite, trabalho em uma empresa que me descontou o valor total de 1.000,00 do convenio medico devido nao terem.descontado nos meses correto, liguei e me informarsm que nao vao arcar com este valor so que recebi apenas 300,00 reais, eles podem fazer isso ? Pois o erro foi deles em nao descontar no mes correto?

    ResponderExcluir
  23. Bom dia! Veio no meu contracheque um desconto de "Pagamento folha avulsa" de 358 reais, O que seria isso?

    ResponderExcluir
  24. bom dia, trabalho em uma empresa terceirizada o vale alimentação é de 300 reais, eles podem descontar 60 reais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim o desconto é 20% sobre o valor do vale.

      Segue o link das principais dúvidas dos leitores, onde está melhor explicado isso.
      http://financasemdividas.blogspot.com.br/2015/04/principais-duvidas-dos-descontos-do-seu.html

      Qualquer dúvida estamos a disposição.

      Excluir
  25. Bom dia, trabalho como cuidadora de idoso, mas a minha carteira de trabalho é assinada como empregada doméstica, eu trabalho 10 dias no mês meu vale transporte é de 54 reais eles descontado 47 ta certo, na carteira ganho 880

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, o valor descontado do VT é sobre a sua remuneração, só não pode ser maior do que o que você recebe.

      Aqui na outra matéria que fiz sobre as principais dúvidas dos leitores cito bem claro este caso.

      Segue o link: http://financasemdividas.blogspot.com.br/2015/04/principais-duvidas-dos-descontos-do-seu.html

      Excluir
  26. Boa noite, sou funcionário comissionado de uma prefeitura. Meu salário é de R$2.000,00. Gostaria de saber quanto deve ser o desconto do INSS e do Imposto de Renda. E ainda, se tenho direito a 13° salário. Grato desde já.

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde estava de férias ,antes de entrar de férias acidentei-me com o veículo da empresa onde eu trabalho ,e me comprometi a pagar com o meu salario ,porém foi descontado do meu vale alimentação e a passagem ,pois não tive salario por ter saído de ferias ,é correto esse desconto?

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. boa noite eu trabalhei na netcombo (avulso) trabalhei 19 dias entrei dias 09 de março mim demitira dia 30 de março
    o dono da loja atrasou 25 dias praticamente recebir meu dias trabalhandos em cheque e o dono da loja disse que descontara 20% referente ao vale-alimentação
    mais quando fui na entrevista e conversei com o dono da loja ele disse que a empresa dele oferecia salario minimo+comissão,vale-transporte e vale-alimentação
    gostaria de saber ser este dono da loja tem o direito de desconta esses 20% refente ao vale-alimentação pois eu tenho ate um anuncio de jornal como prova que a empresa tercerizada da netcombo ia oferecer esses beneficios
    fiquei sabendo que esses 20% referente ao vale-alimentação por lei so pode ser descontado que trabalhar de carteira assinada

    ResponderExcluir
  30. Bom dia! O vale refeição e o vale transporte vem sendo descriminado em meu contra cheque e somado ao meu salário e incidindo assim os descontos de INSS e IR. Entendo que esteja incorreto. Gostaria de um parecer, obrigada.

    ResponderExcluir
  31. Boa noite, tenho uma duvida, meu marido trabalha como cozinheiro
    E o mesmo precisou extrair o dente siso e levou atestado de 2 dias para a empresa, e eles descontaram o vale alimentação dele sendo que todo mês eles descontam o almoço que eles dam na empresa e o vale alimentação. Gostaria de saber se é justo eles descontarem isso?

    ResponderExcluir